quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Atividade da paródia ROAR.

Nesta sessão você poderá estudar, escutar e utilizar o material descrito abaixo, referente às paródias e resumos sobre as regiões sudeste e norte do Brasil. 


SUDESTE
ROAR (KATY PERRY)
Canta: Luciane Sanches. Letra da paródia: Luciano Carlos

Eu vou, eu vou passar pelo Sudeste. 
Planaltos, serras, planícies e depressão.
Por muitos rios perenes
De hidroelétricas.

Águas caem das serras úmidas
Onde se encontra a mata Atlântica
Cerrado em área seca, a mais de 20º.
Na Paraná, Na São Francisco.
Na bacia do leste.
Misturar-me ao povo que começou na mineração.
Cafeicultura, imigração
Política governamental
Que construiu as rodovias

Me fixou onde o sol raia
No Rio, São Paulo, Belo Horizonte.
Eu vejo Vitória ah ah, indústrias indo embora.
Pra fora, o povo, o povo migrando oh oh.
Robotizando oh oh.

São quatro horas pra ir para o trabalho
São quatro horas para voltar do trabalho
Transporte ineficiente
Horas no trânsito

Pra muitos, falta oportunidade.
Que partem para traficar
Outros provocam a violência
Problemas em família
Surgem favelas, deslizamentos.
Nem todos têm onde morar
O ônibus tem passagem cara.

E eu me junto ao povo, gritando.
Unidos nas ruas, querendo saúde, uma vida decente oh oh.
Trabalho e casa para todos
Um bairro decente
Real felicidade
A felicidade
Trabalho para todos.


SUDESTE

Resumo:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtuNAIoqtp3lW_-eLwGl6bBsvm5Q2TmlChXw9txrd09aI8Ly-lkP7_RsTFuxE4uBx24YoHrYmCavBbdiH3cAlS3BRfst5QSMXOyLSRr_j8vuL4AXG-Yv32fRjLFipaR7m_jEt7HsOn8t62/s640/resumo+sudeste.png

Atividade:
1 – Descreva a forma do relevo da região Sudeste.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqdJEjxevZxoSXhyphenhyphenFjHmYkofP6H-2scl0AT-X3ZC9RrXmvpAEkUMnBBEqqs5JoebSaVtQXhrFuI6c1Xx9-9A3qFP-L_ELr-utTXg0N3sjPqNWwodhZgqVZKlanpnV31f2ntJVfESHsxqmN/s320/1.png


É formado, por serras que é a parte mais alta do relevo, aí vem à depressão que ocorre no planalto, depois tem o baixo planalto e por fim a planície parte mais baixa do relevo.

2 – Por que esta região é boa para produzir energia elétrica? Porque possui muitas quedas de água, muitas serras (áreas altas), com rios perenes e muita água que dão condições adequadas para a produção de energia elétrica.

3 – Como são as serras e o que tem nelas em termos de vegetação? São áreas altas com vários morros que parece com uma serra de pão. É uma área mais úmida, onde cresceu o que ainda resta de Mata Atlântica que é sem-aberta rica em fauna e flora.

4 – O que existe nas áreas mais baixas desta região em termos de vegetação e clima? Nas áreas mais baixas como a depressão está o Rio São Francisco, vegetação de Cerrado (pequenas árvores com galhos retorcidos em clima quente como o tropical com média de altitude acima de 21°).

5 – Quais são as três bacias hidrográficas desta região? Bacias do rio São Francisco que fica na depressão, do Paraná e a do Leste. 

6 – Descreva os acontecimentos que foram atraindo população para esta região na ordem certa. A mineração que fez com que a Coroa portuguesa mudasse a capital de Salvador para o Rio de Janeiro (objetivo de controlar a saída do ouro). A cafeicultura (na queda do preço do ouro) precisou da mão de obra escrava e de imigrantes após a escravidão. Por fim a industrialização com a diminuição da produção cafeeira e o dinheiro do café que foi investido nas indústrias. A industrialização também responsável pela vinda de muitos imigrantes e migrantes nordestinos.

7 – Quais são as principais cidades desta região e quais delas são metrópoles? Metrópoles: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A outra cidade importante é Vitória.
8 – Ultimamente tem ocorrido imigração no Sudeste, tanto de pessoas, quanto de empresas. Explique por quê. A robotização do setor industrial e comercial está provocando desemprego. Quem não tem qualificação para trabalhar na área informatizada e mecanizada, vão embora para outras cidades menos exigentes com relação a estes itens. Já as empresas e indústrias estão saindo porque o solo do Sudeste ficou caro para construir, mão de obra trabalhadora ficou mais cara em termos de salário e os impostos altos. Assim, vão para lugares que ofereçam vantagens fiscais como terra gratuita e isenção de impostos.

9 – Descreva alguns problemas urbanos que ocorrem nas grandes cidades do Sudeste. O transporte ineficiente onde pessoas levam horas para ir voltar para as casas deles, falta de oportunidade de trabalho, aumento do desemprego e a falta de moradias adequada para todos, faz com que muitas pessoas se sujeitem a morar em favelas e cortiços. Este ambiente aliado aos problemas familiares e falta de educação escolar de qualidade, gera insatisfação que leva a violência urbana e em alguns casos ao tráfico de drogas.

10 – Responda por que a região Sudeste não conseguiu dar uma ótima qualidade de vida a sua população e o que está acontecendo atualmente que insatisfaz as pessoas. Não conseguiu criar empregos para todas as pessoas que chegaram para morar em suas cidades. A quantidade de empregos foi menor que o número de pessoas que no Sudeste chegaram. Por isso muitas pessoas saíram às ruas exigindo educação e saúde de qualidade para todos e não para uma minoria que já possui tudo do bom.

O NORTE
O SOL (JOTA QUEST)
Canta: Luciano Carlos. Letra da paródia: Luciano Carlos


Hey! Bem, Sonhei com Amazônia.
Brasileira e a que é legal.
Hey! Medo, das grandes queimadas.
Dos rios com suas pororocas.

Eu sei que estou no Norte do Brasil
Indígenas, borracha, povos da floresta.
Relevo baixo, ruim para energia.
Hidroelétrica inundadora
Da biodiversidade

Hey! Bem, Estou na densa mata.
Chamada de igarapés.
Eu vi muita gente, no ciclo da borracha.
Governo, construindo estradas.

E se quiser saber pra onde eu vou
Eu vou para o cerrado, verde litorâneo.
Estou agora na Belém-Brasília
Na transamazônica
Que sai do centro para o norte.

Hey! Látex, que sai das seringueiras.
Nos deu, o estado do Acre.
Hey! Carajás, minério é o que não falta.
Os dois atraíram os migrantes

Eu tenho medo do desmatamento
Do fim da floresta
Para as lojas de móveis
Gosto da Zona Franca de Manaus
Que gerou e gera empregos
Sem pagar impostos

Hey! Bem, estou no Amazonas.
Brasileira e internacional
Altas árvores, da floresta amazônica.
Frondosa com rica, rica fauna.

E se quiser saber pra onde eu vou
Eu vou dar um mergulho
Com o boto cor de rosa
E se quiser saber pra onde eu vou
Eu vou para minha casa
Descansar só nos teus braços.

NORTE

Resumo:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxCtkglKgg5pjLOCke-nuBR021uej-BZtGUwVdkZL0GqhelvZKTSQmkJbZkcoS6G4YqWw0CsXb-FEP5derRaA5bkfY0cm3VRo-P5cHBzy7DCRXQu3SaZ_XcEuL1zHmqJ-yf0YNnU3RkrsC/s640/resumo+norte.png

11 – Na região Norte existem três tipos de floresta Amazônica? Quais são elas e onde elas se localizam?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSNEVoy58QNGns7i-3QbhP5Ix6QRqJCe4CGnhNUZWqtvUWM5Y1XaKDH8biLDpzjO5LocZjGwBIhk7y_760BbojRZImMsPUWqh1_7hkkjHpM_5L0awATFgoZoweVdgCjVOdaS5WYGN2VuZa/s320/2.png


Amazônia da região Norte. A parte da floresta amazônica que se localiza apenas na região Norte do Brasil.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj03ZEnr9bwPJTSsQnUrt7pE289n2lNq3FH_nJ4KOY2aYJY6YGd3UMUlXF6HyCGlx6OT0MZRobbw6pIx-OXE32a6XDJ9lernGTGs3yIGzpxAoWz5vS6uEbI_XbSrczHggmBnQ8_BppKg4pJ/s320/3.png


Amazônia Legal. A parte da floresta amazônica que se localiza na região Norte e outros estados do Brasil como o Mato Grosso (Centro-Oeste) e Maranhão (Nordeste).
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuUsTaINRhX0yVIgbBKP23FJXXT2ok7uJeeZZdHf_z0VybE4IjyrjGK5mXPKFPruo1CHActDq-aTEHDHK5XjfTROUR223NaIpt3-BnDJqGfWzGXKQcSmpS_WEy3Vz9shqPNy9bp4Q52xya/s320/4.png

Amazônia Internacional. A parte da floresta amazônica que se localiza no Brasil e em outros países da América do Sul.

12 – Por que o relevo desta região não é muito bom para produzir energia elétrica? Quais são os problemas que as hidroelétricas já construídas causam na região? A maior parte do relevo da região Norte é baixa. Por ser muito baixa a construção de usina hidroelétricas nesse terreno acaba provocando alagamentos de grandes áreas, destrói a biodiversidade e obriga a população local a transferisse para outro lugar.

13 – Descreva os acontecimentos que foram atraindo população para esta região na ordem certa. O extrativismo O ciclo da borracha. Os projetos governamentais como a construção de rodovias como a Belém-Brasília e Transamazônica, Projeto Carajás com a extração de minérios, projetos agrícolas e o projeto Zona Franca de Manaus.

14 – Quais são os tipos de vegetações desta região? Descreva as características delas. A principal é a floresta Amazônica ou floresta equatorial rica em fauna e flora, alta e fechada. Vegetação litorânea no litoral (mangues, cerrado no Tocantins e campos próximos ao litoral).

15 – Responda o que se pede abaixo.
a) O que foi o ciclo da borracha? Extração do látex das seringueiras. Gerou muita riqueza e atraiu muitos migrantes. Essa atividade entrou em declínio quando um inglês levou sementes das seringueiras para outro continente e começou a produzir por lá, tornando-se concorrente do Brasil.

b) Como são e o que fazem os povos da floresta?
São indígenas, seringueiros, castanheiros e outros. Muitos desses retiravam as chamadas drogas do sertão (baunilha, cravo, canela, pimenta e cacau). Hoje temos o extrativismo do açaí que é muito vendido para todo o Brasil.

c) O que é e o que trouxe de bom para a região a Zona Franca de Manaus? Objetivo: atrair indústrias (setor eletrônico)
Muitas indústrias geraram e geram empregos sem pagar impostos.
A quantidade de empregos não foi suficiente para a quantidade de pessoas que chegaram na cidade, deixando muitas pessoas desempregadas.

Projeto Carajás: começou a extração através de projetos do governo. Grande Carajás – tem uma linha de trem só para levar os minérios para o porto de Itaqui – MA.

16 – Quais são os principais problemas ambientais desta região e por que acontece?
Muitas terras do Centro-Oeste começaram a ser ocupadas por produtos como soja e outros. Assim os criadores de animais (pecuária extensiva), chegaram para a Amazônia. (solo mais barato)
    - CONSEQUÊNCIAS –
Para criar gado e outros animais foi preciso desmatar. Ao desmatar sobravam os tocos que são difíceis de serem retirados da terra. O modo mais fácil é queimar e ao queimar ocorrem alguns problemas.
Queimadas: degradação da fauna e flora, empobrecimento do solo e emissão de gases poluidores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário