CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO E
INDICADORES SOCIAIS
1 – Observe a figura que
representa a distribuição etária da população mundial. O modelo de transição
demográfica explica as alterações nas taxas de natalidade e de mortalidade dos
países, conforme passam por diferentes estágios da economia.
É correto afirmar que
(A) há um desequilíbrio entre as taxas de natalidade e de
mortalidade na base da pirâmide.
(B) O número de nascimentos e de óbitos apresenta valores
baixos.
(C) Os nascimentos são altos, mas equilibrados com as altas
taxas de mortalidade.
(D) Os nascimentos e
os óbitos são altos, mostrando que esse país precisa investir muito em saúde e
educação.
(E) A pirâmide de 2005 representa a realidade de um país
pobre, enquanto que a pirâmide de 2050 representa a realidade de um país rico.
Observe os três esboços de pirâmides, a seguir, que representam
diferentes composições de populações, por sexo e por idade. Depois responda o
que se pede nas questões de números 2, 3, 4 e 5.
2 – Leia as alternativas abaixo e marque a que tem as
características da pirâmide de número I.
(A) Alta taxa de mortalidade, alta expectativa de vida e
baixas proporções de crianças de jovens.
(B) Redução das taxas de natalidades, elevada expectativa de
vida e predomínio da população adulta.
(C) Alta taxa de
natalidade, baixa expectativa de vida e elevada proporções de crianças de
jovens.
(D) Baixa natalidade e reduzida proporção de crianças e
jovens, elevada expectativa de vida elevada proporção de idosos.
(E) Alta natalidade e baixa proporção de crianças e jovens.
3 – Escreva o nome de um país que se encontra nos tipos de
populações representadas pelas pirâmides abaixo
Pirâmide I: México, Haiti, Argentina, Bolívia.
Pirâmide II: Austrália, Japão, Inglaterra, EUA etc.
Pirâmide III: Brasil, Rússia, Índia, China, A do Sul.
4 – Que tipo de
política demográfica os países que tem pirâmide igual a do número (I) fazem com
relação ao crescimento da população?
Marque um (X) na única alternativa abaixo referente à resposta da
pergunta desta questão.
(A) Estimular o planejamento familiar e difundir o uso de
anticoncepcionais.
(B) Pagar benefícios às famílias com mais de um filho.
(C) Proteger as crianças por meio de assistência médica e
educacional.
(D) Receber casais de imigrantes para que possam procriar.
(E) Estimular a abstinência sexual entre os casais.
5 – Observe o gráfico
e responda o que se pede abaixo. População Brasileira no período 1992-2002 (em
milhões)
6 - Marque um (X) nas
duas únicas alternativas corretas abaixo com relação à situação das mulheres e
dos homens nas faixas etárias de 20 a 24 anos e de 30 a 34 anos.
(A) Houve uma diminuição da população entre os 20 a 24 anos
de 1992 para 2002.
(B) Houve um aumento da população entre os 20 a 24 anos
de 1992 para 2002.
(C) Houve um aumento do número de mulheres e homens de
1992 para 2002.
(D) Houve uma diminuição do número de mulheres e homens de
1992 para 2002.
(E) Houve um grande aumento da população masculina, enquanto
que a feminina cresceu pouco de 1992 para 2002.
7 – A pirâmide
abaixo representa uma população: Marque um (X) nas duas únicas alternativas
erradas.
(A) De países subdesenvolvidos.
(B) De países desenvolvidos.
(C) De mais de 45% de população jovem e menos de 10% de
população de idosos.
(D) Que predomina mais os adultos do que os jovens.
(E) Que predomina o crescimento da população idosa.
8 – A pirâmide abaixo representa uma população: Marque um (X) nas duas
únicas alternativas corretas.
(A) a população tem
péssima qualidade de vida.
(B) os casais fazem o planejamento familiar porque a
mulher trabalha fora de casa.
(C) os casais tem elevada taxa de fertilidade do país.
(D) o governo incentiva os casais a terem mais filhos.
(E) o governo restringe a entrada de imigrantes.
9 – Abaixo está
escrito dois processos relacionados ao aumento da população. Leia-os e depois
responda ao que se pede.
Primeiro processo:
diferença positiva entre o número de pessoas que entram num país (imigrantes)
para os das que saem (emigrantes).
Segundo processo:
diferença positiva entre os índices de natalidade para os de mortalidade
(crescimento natural ou vegetativo)
a) Os dois processos
realmente são verídicos no que diz respeito ao aumento da população?
Sim ( X ) Não
( )
b) O que significa
crescimento vegetativo?
Diferença entre a taxa de nascimentos e a Taxa de
mortalidade.
10 – Leia os textos abaixo sobre a invasão de ratos na plantação de
milho do seu João.
TEXTO 1
Vamos imaginar que os ratos formavam
uma população de 80 indivíduos quando seu João esqueceu as espigas de milho nos
pés. Passado um mês, nasceram 20 filhotes e imigraram 40 ratos. Dez morreram e
nenhum emigrou. Somando os que nasceram e os que imigraram temos um total de 60
ratos que passaram a fazer parte da população. Mas 10 indivíduos morreram e
deixaram de fazer parte do grupo.
a) Qual foi o resultado com relação à população de
ratos na plantação do seu João?
NATALIDADE: 20
filhotes
IMIGRAÇÃO: 40
ratos
TOTAL: 60 ratos
a mais
MORTALIDADE: 10
filhotes
EMIGRAÇÃO: 0
ratos
TOTAL: 10 ratos
TOTAL GERAL: 60-10=
50
POPULAÇÃO
ANTERIOR: 80 ratos
POPULAÇÃO ATUAL: 80+50=
130
O
resultado é que a população de ratos do sítio do seu João aumentou em 50
animais, isto é, de 80 passou para 130.
TEXTO 2
Começamos com os mesmo 80 ratos que estava na
plantação do seu João, só que numa situação em que a quantidade de alimento
permaneceu constante. Passado um mês
nasceram 17. Morreram 15. 5 imigraram e 7 emigraram.
b) Qual foi o resultado com relação à população de ratos na plantação
do seu João?
NATALIDADE: 17 filhotes
IMIGRAÇÃO: 05 ratos
TOTAL: 17 + 5 = 22 ratos a mais
MORTALIDADE: 15 filhotes
EMIGRAÇÃO: 07 ratos
TOTAL: 15 + 7 = 22 ratos
TOTAL GERAL: 22 – 22 = 00
POPULAÇÃO ANTERIOR: 80 ratos
POPULAÇÃO ATUAL: 80+0= 80
A população continuou com 80
ratos, ou seja, a população se manteve em equilíbrio.
TEXTO 3
Se seu João não tivesse esquecido
o milho no pé, possivelmente o número de ratos não teria aumentado tanto e as
cobras não teriam aparecido para comer os ratos. Isso só aconteceu porque ele
deixou um monte de comida no pé sobrando.
Começaremos então com o resultado
de ratos que surgiram no sítio na última contagem. (texto 1). Vamos imaginar
que passado um mês nasceram 25 filhotes e 5 ratos imigraram. 20 ratos emigraram
e 40 ratos morreram entre eles os comidos pelas cobras.
c) Qual foi o resultado com relação à população de ratos na plantação
do seu João?
NATALIDADE: 25 filhotes
IMIGRAÇÃO: 5 ratos
TOTAL: 25 + 5 = 30 ratos a mais
MORTALIDADE: 40 filhotes
EMIGRAÇÃO: 20 ratos
TOTAL: 40 + 20 = 60 ratos
TOTAL GERAL: 60 – 30 = 30
POPULAÇÃO ANTERIOR: 130 ratos
POPULAÇÃO ATUAL: 130 – 30= 100
Deixaram de fazer parte da
população 30 ratos. Restaram portanto
100 indivíduos. Trinta a menos com relação à última contagem (130). A população
diminuiu.
11 – Observe os gráficos abaixo e responda ao que se pede.
Gráfico I
Natalidade Mortalidade
+ < +
Imigração Emigração
Gráfico II
Natalidade Mortalidade
+ = +
Imigração Emigração
Gráfico III
Natalidade Mortalidade
+ >
+
Imigração Emigração
a) Em qual gráfico houve:
Aumento da população: Gráfico III
Diminuição da população: Gráfico I
Nem aumentou e nem diminuiu a população:
Gráfico II
b) Qual gráfico acima pertence aos textos 1, 2 e 3 da questão (10)
desta atividade?
Gráfico I – texto 3.
Gráfico II – texto 2.
Gráfico III – texto1.
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