quarta-feira, 4 de junho de 2014

Atividade cumulativa - 8° ano

CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO E INDICADORES SOCIAIS


1 – Observe a figura que representa a distribuição etária da população mundial. O modelo de transição demográfica explica as alterações nas taxas de natalidade e de mortalidade dos países, conforme passam por diferentes estágios da economia.



É correto afirmar que
(A) há um desequilíbrio entre as taxas de natalidade e de mortalidade na base da pirâmide.
(B) O número de nascimentos e de óbitos apresenta valores baixos.
(C) Os nascimentos são altos, mas equilibrados com as altas taxas de mortalidade.
(D) Os nascimentos e os óbitos são altos, mostrando que esse país precisa investir muito em saúde e educação.
(E) A pirâmide de 2005 representa a realidade de um país pobre, enquanto que a pirâmide de 2050 representa a realidade de um país rico.

Observe os três esboços de pirâmides, a seguir, que representam diferentes composições de populações, por sexo e por idade. Depois responda o que se pede nas questões de números 2, 3, 4 e 5.



2 – Leia as alternativas abaixo e marque a que tem as características da pirâmide de número I. 

(A) Alta taxa de mortalidade, alta expectativa de vida e baixas proporções de crianças de jovens.
(B) Redução das taxas de natalidades, elevada expectativa de vida e predomínio da população adulta.
(C) Alta taxa de natalidade, baixa expectativa de vida e elevada proporções de crianças de jovens.
(D) Baixa natalidade e reduzida proporção de crianças e jovens, elevada expectativa de vida elevada proporção de idosos.
(E) Alta natalidade e baixa proporção de crianças e jovens.

3 – Escreva o nome de um país que se encontra nos tipos de populações representadas pelas pirâmides abaixo

Pirâmide I: México, Haiti, Argentina, Bolívia.
Pirâmide II: Austrália, Japão, Inglaterra, EUA etc.
Pirâmide III: Brasil, Rússia, Índia, China, A do Sul.

4 – Que tipo de política demográfica os países que tem pirâmide igual a do número (I) fazem com relação ao crescimento da população?  Marque um (X) na única alternativa abaixo referente à resposta da pergunta desta questão. 

(A) Estimular o planejamento familiar e difundir o uso de anticoncepcionais.
(B) Pagar benefícios às famílias com mais de um filho.
(C) Proteger as crianças por meio de assistência médica e educacional.
(D) Receber casais de imigrantes para que possam procriar.
(E) Estimular a abstinência sexual entre os casais.

5 – Observe o gráfico e responda o que se pede abaixo. População Brasileira no período 1992-2002 (em milhões)
6 - Marque um (X) nas duas únicas alternativas corretas abaixo com relação à situação das mulheres e dos homens nas faixas etárias de 20 a 24 anos e de 30 a 34 anos.

(A) Houve uma diminuição da população entre os 20 a 24 anos de 1992 para 2002.
(B) Houve um aumento da população entre os 20 a 24 anos de 1992 para 2002.
(C) Houve um aumento do número de mulheres e homens de 1992 para 2002.
(D) Houve uma diminuição do número de mulheres e homens de 1992 para 2002.
(E) Houve um grande aumento da população masculina, enquanto que a feminina cresceu pouco de 1992 para 2002.

7 – A pirâmide abaixo representa uma população: Marque um (X) nas duas únicas alternativas erradas. 

(A) De países subdesenvolvidos.
(B) De países desenvolvidos.
(C) De mais de 45% de população jovem e menos de 10% de população de idosos.
(D) Que predomina mais os adultos do que os jovens.
(E) Que predomina o crescimento da população idosa.

8 – A pirâmide abaixo representa uma população: Marque um (X) nas duas únicas alternativas corretas.        
(A) a população tem  péssima qualidade de vida.
(B) os casais fazem o planejamento familiar porque a mulher trabalha fora de casa.
(C) os casais tem elevada taxa de fertilidade do país.
(D) o governo incentiva os casais a terem mais filhos.
(E) o governo restringe a entrada de imigrantes.

9 – Abaixo está escrito dois processos relacionados ao aumento da população. Leia-os e depois responda ao que se pede.

Primeiro processo: diferença positiva entre o número de pessoas que entram num país (imigrantes) para os das que saem (emigrantes).

Segundo processo: diferença positiva entre os índices de natalidade para os de mortalidade (crescimento natural ou vegetativo)

a) Os dois processos realmente são verídicos no que diz respeito ao aumento da população?
Sim ( X  )  Não (     )

b) O que significa crescimento vegetativo?
Diferença entre a taxa de nascimentos e a Taxa de mortalidade.

10 – Leia os textos abaixo sobre a invasão de ratos na plantação de milho do seu João.

TEXTO 1
Vamos imaginar que os ratos formavam uma população de 80 indivíduos quando seu João esqueceu as espigas de milho nos pés. Passado um mês, nasceram 20 filhotes e imigraram 40 ratos. Dez morreram e nenhum emigrou. Somando os que nasceram e os que imigraram temos um total de 60 ratos que passaram a fazer parte da população. Mas 10 indivíduos morreram e deixaram de fazer parte do grupo. 

a) Qual foi o resultado com relação à população de ratos na plantação do seu João?
NATALIDADE: 20 filhotes
IMIGRAÇÃO: 40 ratos
TOTAL: 60 ratos a mais

MORTALIDADE: 10 filhotes
EMIGRAÇÃO: 0 ratos
TOTAL: 10 ratos

TOTAL GERAL: 60-10= 50

POPULAÇÃO ANTERIOR: 80 ratos
POPULAÇÃO ATUAL: 80+50= 130

O resultado é que a população de ratos do sítio do seu João aumentou em 50 animais, isto é, de 80 passou para 130.

TEXTO 2
Começamos com os mesmo 80 ratos que estava na plantação do seu João, só que numa situação em que a quantidade de alimento permaneceu  constante. Passado um mês nasceram 17. Morreram 15. 5 imigraram e 7 emigraram.

b) Qual foi o resultado com relação à população de ratos na plantação do seu João?
NATALIDADE: 17 filhotes
IMIGRAÇÃO: 05 ratos
TOTAL: 17 + 5 = 22 ratos a mais

MORTALIDADE: 15 filhotes
EMIGRAÇÃO: 07 ratos
TOTAL: 15 + 7 = 22 ratos

TOTAL GERAL: 22 – 22 = 00

POPULAÇÃO ANTERIOR: 80 ratos
POPULAÇÃO ATUAL: 80+0= 80

A população continuou com 80 ratos, ou seja, a população se manteve em equilíbrio.

TEXTO 3
Se seu João não tivesse esquecido o milho no pé, possivelmente o número de ratos não teria aumentado tanto e as cobras não teriam aparecido para comer os ratos. Isso só aconteceu porque ele deixou um monte de comida no pé sobrando.
Começaremos então com o resultado de ratos que surgiram no sítio na última contagem. (texto 1). Vamos imaginar que passado um mês nasceram 25 filhotes e 5 ratos imigraram. 20 ratos emigraram e 40 ratos morreram entre eles os comidos pelas cobras. 

c) Qual foi o resultado com relação à população de ratos na plantação do seu João?
NATALIDADE: 25 filhotes
IMIGRAÇÃO:  5 ratos
TOTAL: 25 + 5 = 30 ratos a mais

MORTALIDADE: 40 filhotes
EMIGRAÇÃO: 20 ratos
TOTAL: 40 + 20 = 60 ratos

TOTAL GERAL: 60 – 30 = 30

POPULAÇÃO ANTERIOR: 130 ratos
POPULAÇÃO ATUAL: 130 – 30= 100

Deixaram de fazer parte da população 30 ratos. Restaram  portanto 100 indivíduos. Trinta a menos com relação à última contagem (130). A população diminuiu.

11 – Observe os gráficos abaixo e responda ao que se pede.

Gráfico I
Natalidade                          Mortalidade
      +                    <                       +          
Imigração                           Emigração

Gráfico II
Natalidade                          Mortalidade
      +                    =                       +
Imigração                           Emigração

Gráfico III
Natalidade                          Mortalidade
      +                    >                       +         
Imigração                           Emigração

a) Em qual gráfico houve:
Aumento da população: Gráfico III
Diminuição da população: Gráfico I
Nem aumentou e nem diminuiu a população:
Gráfico II

b) Qual gráfico acima pertence aos textos 1, 2 e 3 da questão (10) desta atividade?
Gráfico I – texto 3.
Gráfico II texto 2.
Gráfico III – texto1.

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