quarta-feira, 25 de novembro de 2015

7º ano - Atividade da paródia Rude e Chora me liga - Centro-Oeste - respondida.

RUDE
Banda: MAGIC
Paródia: Eu e você no Centro-Oeste.
Letra da paródia: Luciano Carlos

Quero ir com você pro Centro-Oeste
Nas áreas antrópicas
Floresta Amazônica, cerrados e campos.
Fazer celulose.

Me esconder com você
Nos troncos tortos
E casca grossa
Raízes profundas
Do cerrado central, oh

Suporta as queimadas
Naturais sim, sim.
Mas a do humano não
Do humano não.

Aguentamos o calor
Equatorial, o tropical.
E subtropical

Relaxamos nas bacias
Do Amazonas, Tocantins.
Do Paraguai e Paraná
Mergulhamos nas nascentes

Eu e você passeando em Brasília
Eu e você em Campo Grande, Cuiabá.
Eu e você em Goiânia capital
Eu e você só
Uh uh uh uh uh uh uh

Ir com você na ex-terra da Espanha
Vila dos Bandeirantes
Refazer com você as expedições
De Rondon e Villas Boas.

Me esconder com você
Nas cidades que eles
Povoaram.

Entrar nos projetos
E na isenção fiscal

Fizeram uma cidade
Pra ser capital
E veio muita gente
E pra lá nós fomos

Nós vimos gado solto
Andando pelo pasto
Outros confinados
Só engordando

Lá eu fui eu fui turista
Turismo ecológico
Um bom turismo arquitetônico

Brasília, Pirenópolis.

Eu e você passeando em Brasília
Eu e você em Campo Grande, Cuiabá.
Eu e você em Goiânia capital
Eu e você só
Uh uh uh uh uh uh uh

Solo corrigido onde está o cerrado
Para o plantio e irrigação
Agroindústrias que recebe muitos incentivos
Que vem dos bancos governamentais

Nós fomos para o Pantanal
Terra de muita inundação
Chapada dos Guimarães
Para a fronteira com Bolívia

Eu e você passeando em Brasília
Eu e você em Campo Grande, Cuiabá.
Eu e você em Goiânia capital
Eu e você só
Uh uh uh uh uh uh uh

Eu e você só
Uh uh uh uh uh uh uh

Eu e você só
Uh uh uh uh uh uh uh

CHORA ME LIGA
Dupla: João Bosco e Vinícius
Paródia: Centro-Oeste
Letra da paródia: Luciano Carlos
      
Pro centro-oeste eu vou viajar       
Ver o cerrado, casca grossa.           
Raízes longas, campo limpo e sujo.       
Campo cerrado, típico, cerradão                  
O Pantanal bem perto de mim      
Reconhecido pela UNESCO.

Inverno seco e verão  Chuvo.....so     
Outro bem quente e com chuvas 
Depois um frio lá no sul
Área que sofre queimadas       
Do homem, natureza Sofre muito com o garimpo, 
Agrotóxico, turismo e pesca.            

Olha menina quem vem         
São os bandeirantes       
Os índios pedem socorro      
O povo corre pro ouro.       

Olha menina Rondon e Getúlio Vargas
Projeto criaram
Marchando pro oeste
E tudo lá fez andar

Pro centro.......... turismo e pesca.            

Olha menina criaram a Belém-Brasília
Cuiabá-Porto Velho
Surgiram cidades
Olha menina bonita construíram Brasília
Que atraiu muita gente
Candangos e outros povos
povos pra lá

RESPONDA AS QUESTÕES DE ACORDO COM AS LETRAS DAS DUAS PARÓDIAS E SEU MÓDULO.

1 – O que são áreas antrópicas? Áreas em que os elementos naturais foram modificados pelos seres humanos.

2 – Por que a área do Pantanal ainda não é considerada uma área antrópica? Porque sofre muito com inundações dos rios, impossibilitando a construção de casas e cidades.

3 – Escreva quais são as vegetações do Centro-Oeste? Floresta Amazônica, Cerrado, Floresta tropical (Mata Atlântica) e Pantanal.

4 – Quais são as características do Cerrado brasileiro? Tem raízes longas para buscar água no subsolo, troncos e galhos retorcidos e casca grossa que suporta as queimadas naturais.

5 – Que tipos de queimadas existem no Centro-Oeste? Como o cerrado consegue sobreviver a uma das queimadas aqui citadas? Naturais e Artificiais.
As queimadas naturais ocorrem em um pequeno trecho da mata onde queima a casca do cerrado, mas não mata a árvore que depois se alimenta das cinzas de suas cascas.

6 – Escreva os nomes dos tipos de climas do Centro-Oeste e depois as características deles. Equatorial quente e úmido que fica no norte da região, tropical seco que fica na parte central da região e o subtropical frio que fica num pequeno trecho da parte sul do Mato Grosso do Sul.

7 – Quais são as bacias hidrográficas desta região? Amazônica, Tocantins-Araguaia, Paraná e Paraguai.

8 – Quais são os impactos ambientais que o homem provoca nas bacias hidrográfica e meio ambiente do Centro-Oeste? Poluição dos rios com mercúrio e agrotóxicos, além do desmatamento e despejos de esgoto residenciais.


9 – Leia o pequeno trecho da paródia Centro-Oeste (Chora me liga) e depois responda qual é a ligação existente entre os bandeirantes com a região Centro-Oeste e os Índios.

Olha menina quem vem
São os bandeirantes
Os índios pedem socorro
 
Os bandeirantes foram em busca de pedras preciosas e escravizar os índios. Onde encontravam ouro fundavam vilas e povoados.

10 – Descreva abaixo quais foram às contribuições que os Bandeirantes, Produção do Ouro, Rondon e os irmãos Villas Bôas, deram para o povoamento do Centro-Oeste brasileiro.

Bandeirantes: Fundaram vilas e povoados.

Produção do Ouro: atraíram muitos migrantes.

As expedições de Rondon e os irmãos Villas Bôas: fizeram mapas de reconhecimento da região e fundaram vilas. Os irmãos Villas Boas criaram o parque do Xingu.

11 – O que foi que o governo brasileiro fez em termos de infraestrutura para integrar o Centro-Oeste ao resto do Brasil? Criou rodovias como a Belém-Brasília, projetos agropecuários e a construção de Brasília.

12 – Que tipo de pecuária é praticado no Pantanal? Extensiva sem cuidados onde o gado é levado para a parte alta do relevo para que não morra afogada no período das cheias dos rios.

13 – Como é praticada a pecuária Extensiva e Intensiva no Centro-Oeste?
Extensiva: gado solto sem cuidados veterinários e sem vacinas.
Intensiva: gado confinado com cuidados veterinários, vacinas etc.

14 – Que tipos de turismo são praticados no Centro-Oeste brasileiro e que lugares eles são praticados? Ecoturismo e arquitetônico.
Cavernas, matas, praias desertas e as cidades de Brasília, Pirenópolis e Goiás velho.

15 – O que é preciso ser feito no solo do Centro-Oeste para que seja praticada a agricultura? Fazer a correção através de adubos e fertilizantes.

16 – Que incentivos o governo federal brasileiro e os governos estaduais dos estados do Centro-Oeste promoveram para atrair agricultores, pecuaristas e agroindústrias? Projeto como o Marcha para o Oeste, no governo de Getúlio Vargas, isenção de imposto, terras com preços baixos e técnicos agrícolas para ensinar os agricultores e pecuaristas a produzirem.

17 – Uma das duas paródias cita os CANDANGOS. Explique o que é isso. Trabalhadores que construíram a cidade de Brasília.

18 – Qual foi à contribuição que a construção de Brasília deu para o povoamento do Centro-Oeste? Atraiu muitas pessoas no início de sua inauguração com 150 mil pessoas e hoje com dois milhões de pessoas. Ajudou definitivamente no povoamento do Centro-Oeste.

19 – Que tipos de indústrias existem no Centro-Oeste? Agroindústrias, madeireiras, mineradoras e alimentícias.

20 – Escreva os nomes das capitais dos estados abaixo.
Mato Grosso: Cuiabá
Mato Grosso do Sul: Campo Grande
Distrito Federal: Brasília
Goiás: Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário